quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Sexualidade: contracepção e planeamento familiar

"Os jovens iniciam a sua vida sexual cada vez mais cedo. Para uma efectiva prevenção de gravidezes indesejadas e de doenças sexualmente transmissíveis, como a sida e as hepatites, é indispensável que estejam alerta para a necessidade de usar o contraceptivo certo e sejam incentivados a fazê-lo correctamente.
Tal tarefa cabe aos pais, professores e também ao Estado, por exemplo, através dos serviços de saúde. Por lei, os centros de saúde e hospitais com serviços de ginecologia devem ter consultas de planeamento familiar e facilitar o acesso aos jovens, seja qual fora sua área de residência.
É ainda importante estar em informado sobre os prós e os contras dos métodos contraceptivos, para fazer a escolha mais adequada e saber como devem ser usados, para que sejam seguros e eficazes.
Só assim os jovens poderão desfrutar de uma sexualidade saudável e segura."

1 comentário:

Sousa disse...

Olá
Concordo que haja mais contracepção e planeamento familiar... Mas esse serviço no centro de saúde ou no ipj ou nos centros juvenis devia estar aberto em horário mais alargado, porque a maior parte das vezes está aberto só à semana e em horário laboral e estudantil. Mesmo que as pessoas se queiram aconselhar ou ir buscar contraceptivos gratuitos (porque ao fim de algum tempo, o contraceptivo todos os meses fica caro) não conseguem se cingir aos horários.
beijos